Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O blog do Fi

um português em Berlim

O blog do Fi

um português em Berlim

Serviço Voluntário: 5 meses em Itália - outro sentido

Filipe B., 05.03.16
Ontem uma amiga, que também já esteve a viver fora de Portugal (mas por outros motivos), escreveu-me algo que me fez muito sentido.

Uma possível tradução: "Até na tristeza existe felicidade. A alegria de sentir algo." 


Eu tinha publicado esta imagem, que escrevi num quadro que decora a minha cozinha italiana, e ela comentou isto: 

"Há sempre algo para aprender e agora que estás aí 'fora' percebes isso como eu percebi".

De facto, por muito que os tempos tenham evoluído, por muito que a internet aproxime as realidades, ainda acontece que por vezes é mesmo preciso viver as coisas para as entender completamente.

E tenhamos em atenção que em Portugal estamos mais do que habituados a ouvir em primeira mão, no nosso círculo de amigos, na nossa família, estórias de emigração. 

Eu não sou emigrante, não no sentido mais comum da palavra. Mas eu também procurei este Projecto de voluntariado porque queria fugir à realidade onde vivia, apenas porque, por muito que gostasse dela, sentia que precisava de experienciar  e viver algo completamente diferente.

Bem... o meu desejo realizou-se. 

Porque eu lutei para isso. É certo!

E ao fim de 5 meses aqui não podia estar mais satisfeito com tudo o que já aprendi. Ao estar noutro contexto, sem as nossas bases sociais habituais, somos obrigados a viver de outra forma. Os hábitos transformam-se. Os valores mudam. 

E até aprendemos a ver em momentos tristes algo de positivo, porque como costumo dizer e como escrevi no meu bloco de notas: "Aqui não nos podemos dar ao luxo de nos sentirmos tristes, no sentido de nos entregarmos completamente a esse sentimento, pois se o fizermos, a seguir não teremos a nossa mãe para nos abraçar ou um amigo da vida para nos escutar ali ao lado. Não há skype ou app que consiga fazer o mesmo que uma presença física. E não vejo nada de negativo nisso, muito pelo contrário. Significa que ainda somos mais humanos do que eu pensava. Não mudámos assim tanto. E significa também que as minhas percepções de 'alegre' e 'triste' mudaram. Continuam a ser os mesmos adjectivos no dicionário, mas com um peso muito diferente. No geral é simples: deixei de ter tempo para coisas negativas que não trazem nada à minha existência. Um sonho tornado realidade". 

Explicar mesmo bem? Difícil. Muito difícil. 

Mas espero que as minhas palavras vos inspirem e transmitam de alguma forma aquilo que quero fazer-vos sentir

1 comentário

Comentar post