Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O blog do Fi

um português em Berlim

O blog do Fi

um português em Berlim

[ opinião ] Daredevil - Guardian Devil, ele está entre nós

Filipe B., 08.06.16


Tenho lido muito ultimamente (o que é bom sinal), mas por isso não tenho tido tempo de falar de todos os livros. Mas este não podia escapar. Falo-vos de um comic, um género subvalorizado, mas que nesta obra volta a mostrar aos grandes títulos da literatura que esta arte não é só para... ver. É para reflectir. E este "Diabo da guarda" traça uma história absolutamente magnífica sobre o catolicismo e os seus ícones, fazendo-nos pensar uma e outra vez sobre questões tão profundas como a existência de um Deus... e de um Diabo.

Este tipo de metáforas que jogam com o próprio nome do herói (DareDEVIL) não são novas para os fãs. Até na recente série do Netflix isto é algo que é bem explorado. Este herói frequenta a igreja, tem a sua fé, confessa-se a um padre, etc, etc.

E esse é o ponto de partida para este livro nos levar a reflectir sobre pontos chave da religião católica (e de outras, porque não?). 

Claro que tudo isso é usado para alimentar uma história repleta de vilões bastante conhecidos deste universo, mas também usando (e bem!) outros super-heróis da MARVEL. Depois há ainda um género de twist final que acaba com tudo...

Não querendo fazer spoilers, devo dizer que todas as aparições (aparições!) foram magníficas, no sentido em que não foram nada forçadas. Tudo tem um sentido aqui. E acrescento só que é feita uma analogia com um dos momentos mais fortes das bds do Spiderman. Arrepiou-me!!

Este livro tem no entanto algumas pequenas falhas no que toca ao grafismo/desenho, com erros de continuação que não sendo graves, prejudicam um pouco a leitura. 

Só por isso não o considero a obra-prima da MARVEL. Mas é sem dúvida nenhuma um dos meus favoritos de sempre desta editora.